Cronograma 2014

FEVEREIRO 
20 || Não haverá aula, mas os alunos já podem proceder à leitura dos textos indicados abaixo.
27 || Aula introdutória. Apresentação de alunos e da disciplina. Reflexões sobre as manifestações.
 MARÇO
 6  ||  Atividade programada: Medianeras (Gustavo Taretto, ARG, 2011); O homem ao lado (Gastón Duprat/Mariano Cohn, ARG, 2009). Leitura indicada: SARLO, Beatriz. “Introdução” e “Buenos Aires, cidade moderna”. In: Modernidade periférica: Buenos Aires 1920 e 1930. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
13 || Atividade programada: Playtime (Jacques Tati, FRA, 1967); Her (Spike Jonze, EUA, 2013). Leituras indicadas: BERMAN, Marshall. “Introdução: Modernidade – ontem, hoje e amanhã”. In: Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2007; SEVCENKO, Nicolau. “Introdução”. In: A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
20 || Atividade programada: Fausto (Alexander Sokurov, RUS, 2011). Blade Runner (Ridley Scott, EUA, 1982); 12 Anos de Escravidão (Steve McQueen, EUA, 2013); Django (Quentin Tarantino, EUA, 2012). Leitura indicada: MERLEAU-PONTY, Maurice. “A dúvida de Cézanne”. In: O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2004. 
 27 || Discussão sobre os filmes e entrega do primeiro relato crítico (sobre o conjunto de atividades e leituras feitas até agora). Dicas para a redação dos relatos críticos 
ABRIL
 3 || Localização no espaço-tempo. Leitura indicada: ARENDT, Hannah “Entre o Passado e o Futuro”. São Paulo, Perspectiva, 1972 (prefácio + capítulo 1 & 2); BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Filme: Asas do Desejo (Wim Wenders)
 10 || Do ponto de vista à dimensionalidade. Leitura indicada: GROSSMAN, Martin. Do ponto de vista à dimensionalidade; FOUCAULT, Michel, “Palavras e as Coisas”, S.P., Martins Fontes, 1966; PAZ, Octavio. “Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza”, S.P., Perspectiva, 1977 
Filme: Arquitetura da destruição (Peter Cohen)
 17 || Não haverá aula. Semana Santa. 
 24  || Aula dos estagiários PAE João e Diego. A Escola de Frankfurt e as subsequentes teorias de Modernidade inspiradas no Marxismo. Leituras indicadas: ADORNO, T. Indústria cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002; BENJAMIN, W. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
 
MAIO
 || Não haverá aula (dia do trabalho).
8 || Aula Modernidade e Pós Modernidade. O Espaço na vida Social: Uma introdução. FREHSE, Fraya. Sociologia do Espaço. SIMMEL, Gerog De Espaços Outros, FOUCAULT, Michel. Prefácio: a produção do espaço. LEFEBVRE, Henri.  Espaço Físico, Espaço Social e Espaço físico apropriado. BOURDIEU, PIERRE.
 15 ||Seminário Alana Giovana: Tema ainda indefinido (matutino) / Seminário Thayane Gomes Veiga, Júlia Fonseca Figueiredo e Liora Mandelbaum : O Feminismo, os Estudos Culturais e outros campos da crítica (noturno)./ Seminário Stefanie Lindner Kanzian Marcela Regina Silva de Pontes: Cultura do Espetáculo (noturno).
 22 || Seminário Bruna, Juliana e Fernanda: Relação Homem e ambiente na pós modernidade (matutino) / Seminário David Auter Tavares e Guilherme Siqueira de Carvalho: Outras contribuições: Althusser, Gramsci, (noturno).
29 || Seminário Carolina e Luiz: Sociedade em rede (matutino) / Seminário Martin Egon MaitinoEstela e Patrícia Oliveira Beloni: Colonialismo, Periferia, Alteridade, Tribalismo, Hibridismo (noturno).
 
JUNHO
 5 || Seminário David, Túlio e Antônio: Sociedade da Informação, Sociedade em Rede e a Cultura na Virtualidade  (noturno).
12 || Não haverá aula. Jogo do Brasil.
19 || Não haverá aula. (Corpus Christi). 
26 || Não haverá aula. Jogo em São Paulo.
 
 
JULHO
|| Seminário Eduardo e Robinson: Modernismo e Pós-modernismo (noturno).
Encerramento do curso e debate.