Filmografia

Nesta página é possível consultar as referências completas dos filmes que serão usados nesse semestre e outras indicações feitas em semestres anteriores.

 

Moonlight (Moonlight: Sob a Luz do Luar (título no Brasil) ou Moonlight (título em Portugal)) é um filme de drama estadunidense de 2016 dirigido por Barry Jenkins e escrito por Jenkins e Tarell Alvin McCraney, baseado na peça inédita In Moonlight Black Boys Look Blue de McCraney.[3] A produção é estrelada por Trevante Rhodes, André Holland, Janelle Monáe, Ashton Sanders, Jharrel Jerome, Naomie Harris e Mahershala Ali.

 

I Am Not Your Negro é um filme-documentário estadunidense de 2016 dirigido e escrito por Raoul Peck e James Baldwin. Teve sua primeira aparição no Festival Internacional de Cinema de Toronto e explora, baseado no manuscrito Remember This House, relações étnicas durante a luta dos direitos civis dos Estados Unidos, tendo como principais ícones Martin Luther King, Jr., Malcolm X e Medgar Evers.[1]

 

Django Unchained (no Brasil, Django Livre; em Portugal, Django Libertado) é um filme de aventura e faroeste estadunidense de 2012 escrito e dirigido por Quentin Tarantino. O filme é estrelado Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington e Samuel L. Jackson. O filme foi lançado em 25 de dezembro de 2012 (Dia de Natal), na América do Norte.[5][6]

 
12 Years a Slave (no Brasil, 12 Anos de Escravidão; em Portugal, 12 Anos Escravo) é um filme de drama épico e histórico britânico-estadunidense de 2013 e uma adaptação da autobiografia homônima de 1853 de Solomon Northup, um negro livre nascido no Estado de Nova Iorque que foi sequestrado em Washington, D.C. em 1841, e vendido como escravo. Ele trabalhou em plantações no estado de Louisiana por 12 anos antes de sua libertação. A primeira edição acadêmica do livro de memórias de Northup, co-editado em 1968 por Sue Eakin e Joseph Logsdon, cuidadosamente refizeram e validaram a narrativa e concluiu-se que sejam precisas.


Asas do Desejo
Título original: Der Himmel über Berlin (Inglês: Wings of Desire)
Direção: Wim Wenders
Nacionalidade: Alemanha /França
Ano: 1987
Sinopse: Na Berlim pós-guerra, Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) são anjos que perabulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista (Solveig Dommartin), deseja se tornar um humano e experimentar as dores e alegrias de cada dia.
Informações: IMDbAdoro Cinema


Blade Runner, o Caçador de Androides
Título original: Blade Runner
Direção: Ridley Scott
Nacionalidade: Estados Unidos da América
Ano: 1982
No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.
Informações: IMDbAdoro Cinema


Django Livre 
Título original: Django Unchained
Direção: Quentin Tarantino,
Nacionalidade: Estados Unidos da América
Ano: 2012
Sinopse: Django (Jamie Foxx) é um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está em busca dos irmãos assassinos Brittle, e somente Django pode levá-lo a eles. O pouco ortodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando tiver capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos.
Ao realizar seu plano, Schultz libera Django, embora os dois homens decidam continuar juntos. Desta vez, Schultz busca os criminosos mais perigosos do sul dos Estados Unidos com a ajuda de Django. Dotado de um notável talento de caçador, Django tem como objetivo principal encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), sua esposa, que ele não vê desde que ela foi adquirida por outros proprietários, há muitos anos.
A busca de Django e Schultz leva-os a Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), o dono de “Candyland”, uma plantação famosa pelo treinador Ace Woody, que treina os escravos locais para a luta. Ao explorarem o local com identidades falsas, Django e Schultz chamam a atenção de Stephen (Samuel L. Jackson), o escravo de confiança de Candie. Os movimentos dos dois começam a ser traçados, e logo uma perigosa organização fecha o cerco em torno de ambos. Para Django e Schultz conseguirem escapar com Broomhilda, eles terão que escolher entre independência e solidariedade, sacrifício e sobrevivência.
Informações: IMDbAdoro Cinema


Ela
Título original: Her
Direção: Spike Jonze
Nacionalidade: Estados Unidos da América
Ano: 2013
Sinopse: Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.
Informações: IMDb, Adoro Cinema


Fausto
Título original: Faust
Direção: Alexander Sokurov
Nacionalidade: Russia
Ano: 2011
Sinopse:O doutor Johannes Georg Faust (Johannes Zeiler) é um cientista brilhante mas desiludido, que aceita fazer um pacto com um comerciante diabólico (Anton Adasinskyi) em troca de prestígio e do amor de sua adorada Gretchen (Isolda Dychauk). Esta adaptação do famoso poema Fausto, de Goethe, foi a grande vencedora do Festival de Veneza 2011
Informações: IMDb, Adoro Cinema


Koyaanisqatsi
Título original: Koyaanisqatsi
Direção: Godfrey Reggio
Nacionalidade: Estados Unidos da América
Ano: 1982
Sinopse: As relações entre os seres humanos, a natureza, o tempo e a tecnologia. Cidade, campo, paisagem, rotina, pessoas, construções, destruição. Um documentário sem atores e sem diálogos, composto por uma impressionante coleção de imagens e uma marcante trilha sonora.
Informações: IMDbAdoro Cinema


Medianeras
Título original: Medianeiras:Buenos Aires da Era do Amor Virtual
Direção: Gustavo Taretto
Nacionalidade: Argentina
Ano: 2011
Sinopse: Martin (Javier Drolas) está sozinho, passa por um momento de depressão e não se conforma com a maneira com a cidade de Buenos Aires cresceu e foi construída. Web designer, meio neurótico, pouco sai e fica grande parte do tempo no computador. É através da internet que conhece Mariana (Pilar López de Ayala), sua vizinha também solitária e desiludida com a vida moderna numa grande cidade.
Informações: IMDbAdoro Cinema


O Homem ao Lado
Título original: El hombre de al lado
Direção: Gastón Duprat/ Mariano Cohn
Nacionalidade: Argentina
Ano: 2009
Sinopse: Leonardo (Rafael Spreguelburd) é um designer industrial que vive com a esposa Anne, a filha Lola e a empregada Elba. Eles moram na única casa feita na América pelo famoso arquiteto Le Corbusier, localizada na cidade de La Plata. Eles levam uma vida tranquila até o início das obras em uma casa adjacente, onde o vizinho (Daniel Aráoz) resolveu fazer ilegalmente uma janela que dava para sua casa.
Informações: IMDbAdoro Cinema


Playtime: tempo de diversão 
Título original: Playtime
Direção: Jacques Tati
Nacionalidade: França/ Itália
Ano: 1967
Sinopse: O senhor Hulot (Jacques Tati) tem que se encontrar com um oficial americano em uma versão high-tech de Paris, mas acaba por se perder no meio do labirinto urbano que a moderna e fria arquitetura causou. Seguindo uma excursão turística de americanos, ele anda pela cidade procurando traços de humanidade e cor em uma metrópole futurista e cinzenta.
Informações: IMDbAdoro Cinema


Videodrome: A Síndrome do Vídeo
Título original: Videodrome
Direção: David Cronenberg
Nacionalidade: Canadá
Ano: 1983
Sinopse: Max Renn (James Woods), dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de pessoas torturadas e mortas. Logo ele descobre que a transmissão se chama Videodrome, é gerada em Pittsburgh e é muito mais que um mórbido show. Trata-se de um experimento que usa a televisão para alterar permanentemente as percepções das pessoas, causando sérios danos no cérebro.
Informações: IMDbAdoro Cinema

Anúncios